top of page

ROTEIRO ARQUITETURA MODERNA:

Em Belém, com a criação do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Pará em 1964, a produção arquitetônica passou a aprofundar os esforços dos primeiros projetistas para introduzir o Modernismo na capital. Havia na época a preocupação em trazer para Belém as novidades da arquitetura moderna que se divulgava no Sudeste do Brasil, principalmente nas cidades do Rio e São Paulo, onde os exemplares pioneiros da arquitetura moderna serviam de vitrine: obras de arquitetos como Flávio de Carvalho, Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Reidy.

 

Clique e surpreenda-se com a beleza da arquitetura de Belém do Pará:

LEGENDA:

 

            ARQUITETURA BARROCA                              ARQUITETURA DE FERRO

           

            ARQUITETURA CLÁSSICA                              ARQUITETURA MODERNA

           

            ARQUITETURA ECLÉTICA                             ESPAÇOS URBANOS

                                                                                                             

AB
AC
AE
AF
AM
EU

Abaixo segue galeria de imagens de cada edifício e seu respectivo histórico:

AM1

Ed. Palácio do Rádio

HISTÓRICO:

De acordo com Costa & Vieira (2011), desde 1952 o jornal “Folha do Norte” anunciava a construção deste edifício, sede da PRC-5, Rádio Clube do Pará, no centro da cidade. O projeto originou-se de uma concessão da prefeitura à um grupo de acionistas da sociedade anônima que administrava a Rádio, porém com recursos insuficientes, repassaram a propriedade do terreno à Construtora do engenheiro Judah Levi. Ficou acordado que o segundo andar do edifício seria inteiramente de posse da rádio. Os autores ainda afirmam que “(...) contava o edifício com três elevadores, incinerador de lixo, restaurante, teatro e cinema no andar térreo, bar e boate no terraço, onde ocorriam as festas. ”

AM2

Ed. Manoel Pinto

HISTÓRICO:

O Edifício Manoel Pinto foi construído na década de 50 e inaugurado em 1958. Com 100 metros de altura, foi considerado o primeiro arranha-céu da Amazônia e permaneceu durante décadas entre os edifícios mais altos da região. O edifício possui 25 andares de apartamentos para comportar três mil moradores. O térreo é de uso comercial.
Foi o primeiro edifício do Pará construído por pessoas da região, com técnicas modernas da época, como a utilização do concreto e a implantação de elevadores.

AM3

Clube do Remo - sede

HISTÓRICO:

A Sede do Clube, de acordo com informações retiradas do site oficial, teve seu projeto assina pelo arquiteto Camilo Porto de Oliveira e foi construída em um terreno que se estende da avenida Nazaré até a avenida Braz de Aguiar, possuindo uma área total de 8748,50 metros quadrados. Na av. Braz de Aguiar, estão instalados um moderno parque aquático e o ginásio esportivo “Serra Freire”. A Sede do Clube, voltada para av. Nazaré possui dois andares: no primeiro – térreo, com 1.620 metros quadrados – funcionam as atividades administrativas, salão de jogos, bar, lanchonete e atualmente o restaurante Sabor Centenário e, no segundo, com 1.655 metros quadrados, fica o Salão Social, utilizado para solenidades e festas.

Ainda de acordo com o site o ficial, o edifício foi construído em local de destaque, no complexo de Nazaré, bairro nobre de Belém. A sede é um marco arquitetônico da época e, hoje, é tombada como patrimônio histórico.

bottom of page