top of page

ROTEIRO ARQUITETURA BARROCA:

O barroco com toda sua grandiosidade é considerado uma arquitetura jesuíta. A arte barroca chegou ao Brasil através de seus colonizadores, principalmente portugueses. Os primeiros traços de arquitetura foram trazidos por ordens religiosas (carmelitas, franciscanos e jesuítas). O barroco brasileiro tem caráter religioso. Os jesuítas, da Companhia de Jesus, foram responsáveis pelas primeiras manifestações de arquitetura barroca no Brasil, construíram suas vilas e igrejas com mão-de-obra indígena de acordo com os ensinamentos dos missionários. As primeiras manifestações no interior do Brasil foram as fachadas, frontões e o uso de talhas douradas em igrejas

 

Clique e surpreenda-se com a beleza da arquitetura de Belém do Pará:

HISTÓRICO:

A igreja originalmente dedicada a São Francisco Xavier, hoje é dedicada a São Alexandre. Em 1616 a companhia missionaria dos jesuítas juntamente com a ajuda dos índios começou a construção da igreja. A construção foi realizada com base na arquitetura usada pela companhia, eles começaram a edificar com uma primeira capela a qual tinha um único altar e foi feita de barro areia e a cobertura de palha. Porem devido à fragilidade da construção foi erguido uma segunda capela que foi dedicada a São Francisco Xavier. Em 1719 a igreja foi inaugurada após algumas reformas e ampliações. No final do século XVII os padres começaram a construção do Colégio de Santo Alexandre, que teve inspiração na arte barroca.

Com uma arquitetura riquíssima a Igreja se Santo Alexandre, é considerada o principal templo da arquitetura Jesuíta no Norte do Brasil.

Abaixo segue galeria de imagens de cada edifício e seu respectivo histórico:

AB2

Catedral da Sé

AB1

Igreja Santo Alexandre

LEGENDA:

 

            ARQUITETURA BARROCA                              ARQUITETURA DE FERRO

           

            ARQUITETURA CLÁSSICA                              ARQUITETURA MODERNA

           

            ARQUITETURA ECLÉTICA                             ESPAÇOS URBANOS

                                                                                                             

AB
AC
AE
AF
AM
EU
AB3

Convento das Mercês

HISTÓRICO:

A catedral de invocação de santa maria da graça da cidade de Belém do grão Pará é um dos mais belos templos do brasil como imponência de arquitetura, com arte religiosa e como riqueza sóbria do interior. Sua origem remota foi pequenina remida coberta de palha, que Francisco castelo branco fez erguer no forte do presépio, em 1616, sob o orago de nossa senhora da graça, alguns anos depois transferida para o local onde hoje se encontra.

Reconstruída em 1755 pelo arquiteto Antônio Landi, em estilo barroco-colonial e neoclássico. Destacam-se os painéis pintados e ricamente emoldurados nos altares, substituindo as imagens tradicionais.

A catedral é parte importante da tradicional celebração do círio de Nazaré, maior procissão do mundo ocidental. Após uma missa na catedral, a imagem de nossa senhora de Nazaré parte em procissão da catedral até a basílica de nossa senhora de Nazaré, acompanhada por centenas de milhares de pessoas.

HISTÓRICO:

A igreja e o convento das mercês foram construídos em 1640 pelos religiosos espanhóis da ordem calçada de nossa senhora das mercês: frei Pedro de La Rua Cirne e frei João da Mercê. Eram construções bem simples de taipa de pilão, cobertas com palha. Mais tarde, em 1753, foram reconstruídas em alvenaria, arquitetadas pelo italiano Antônio José landi em estilo barroco primitivo. Uma das poucas do brasil e a única da cidade em perfil convexo. A igreja fica em frente à praça visconde do rio branco (largo das mercês), no bairro da campina.

É uma construção maciça em dois pavimentos, segue um leve recuo. Sua fachada possui um corpo central convexo enquadrado por pilastras ressaltadas. A planta está disposta ao redor de dois pátios, um deles incompleto e aberto para rua lateral.

bottom of page