top of page

ROTEIRO ARQUITETURA ECLÉTICA:

No fim do século XIX, com a abolição da escravatura e a instalação da República, as mudanças que se esboçaram no periodo imperial fizeram a cidade adquirir mudanças de grande dimensõs causadas em grande parte pelo comércio da borracha. Copiam-se os modelos europeus de parques, vias largas e arborização, praças com coretos, equipamentos modernos são introduzidos. Ocorreram também reformas nos padrões arquitetônicos, teatros e palácios tornam-se ecléticos recebendo nova decoração de fachada e interiores.  

 

Clique e surpreenda-se com a beleza da arquitetura de Belém do Pará:

LEGENDA:

 

            ARQUITETURA BARROCA                              ARQUITETURA DE FERRO

           

            ARQUITETURA CLÁSSICA                              ARQUITETURA MODERNA

           

            ARQUITETURA ECLÉTICA                             ESPAÇOS URBANOS

                                                                                                             

AB
AC
AE
AF
AM
EU

Abaixo segue galeria de imagens de cada edifício e seu respectivo histórico:

AE1

Palacete Pinho

AE2

Solar Barão de Guajará

AE3

Casa Paris N'América

AE4

Palacete Bolonha

AE5

Palacete Faciola

HISTÓRICO:

Construida pelo comendador Antônio José Pinho, essa residência mudou os padrões do bairro onde se iniciou a urbanização de Belém em 1616. O bairro possui casas com estilo colonial, térreas e alinhadas pela rua estreita. O palacete inova com a composição da fachada em arcos plenos com vergas retas, sacadas de ferro. O prédio possui um recuo formando um jardim delimitado por grades ornamentais.

HISTÓRICO:

Considerado um dos mais antigos e belos solares da cidade. A construção tem inspiração portuguesa, com três pavimentos, sendo o último em forma de camarinha. O pátio interno demonstra a influência moura na arquitetura ibérica, transferida para a Amazônia. A fachada é revestida de azulejos, com desenhos em formas geométricas nas cores brancas e azuis, provavelmente vindos de Portugal. O interior é requintado, com piso e forro de madeira, a escada para o segundo pavimento possui guarda-corpo com balaustrada e assoalho formando desenhos geométricos.

Atualmente é a sede do instituto histórico e geográfico de Belém.

HISTÓRICO:

Construída na rua santo Antônio, localizada no centro de Belém, é um dos mais antigos prédios da cidade. Fundada em 1909 pelo português Francisco de castro, era uma loja nos dois primeiros andares, e residência no terceiro andar. O sótão (antiga mansarda, a residência de empregados) era no quarto andar, do qual era possível ir até o mirante para avistar o cais, e assim estrategicamente ver a chegada das mercadorias.

Este suntuoso prédio do paris n’américa é sem dúvida um dos cartões-postais de Belém e deixa marcas no centro comercial da cidade, pois retrata o quão rico foi o período no início do século XX.

O proprietário do edifício importou o projeto de paris. A estrutura é em ferro, a fachada é em pedra, sendo todos os elementos importados, assim como o revestimento e a decoração interna e externa. Na fachada em pedra se destaca um volume em forma de torre, com o relógio, que marca o cunhal do prédio.

HISTÓRICO:

O palacete Bolonha, é um prédio em estilo art noveau, com características clássicas da época do ciclo da borracha. Foi idealizado pelo arquiteto Francisco Bolonha em 1905 para presentear sua esposa.

A sofisticação desse patrimônio reflete novidades arquitetônicas europeias da época, trazidas para belém por Bolonha. O arquiteto uniu vários estilos no palacete, adaptando-o às suas necessidades de trabalho.

Mesmo desprezando o estilo barroco português, ainda usado na época, Bolonha deu ao palacete certas características do barroco brasileiro em sua estrutura, como o rococó; usou o decorativismo intenso e fez a cobertura à la mansard, com telhas pintadas propositadamente para dar jogo visual à distância.

A influência gótica é observada nas agulhas do teto (influência do fim do século XIX, no porão, grades e revestimentos florais. A decoração floral está presente na entrada, nas salas de jantar e no teto dourado, executado na Europa com molduras de influência grega. No piso, a decoração ficou por conta dos ladrilhos. Em todo o primeiro andar, predominam elementos ecléticos e neoclássicos, com destaque para o art noveau. Já no segundo andar há o banheiro principal, com ferragens inglesas, banheira em mármore neoclássico, piso em mármore branco e preto com pastilhas azul-branco e rosa-branco.

HISTÓRICO:

O Palacete Fascíola localizado na avenida Nazaré, esquina com doutor Moraes, é referência histórica da cidade de Belém. No local, residiu o arquiteto, pianista, banqueiro e político Antônio Almeida Fascíola, patriarca de uma tradicional família de comerciantes de Belém.

Na época da borracha, conhecida como "belle-époque", Belém era considerada uma das mais importantes cidades do brasil. A economia da borracha cresceu, o que originou uma maior urbanização, com a construção de avenidas, belas edificações e palacetes residenciais de luxo no centro da cidade.

Construído em 1901, o palacete Fascíola é o resultado de um período de mudanças sociais e urbanas, marcado pela modernização da cidade inspirada pela chamada sociedade da borracha.

Em seu interior, o palacete possui tetos com pinturas em profusões de flores e guirlandas, como se fossem desenhados à mão. O estilo arquitetônico neoclássico do local é herança do artista Antônio José Landi.

bottom of page