top of page

ROTEIRO ARQUITETURA DE FERRO:

Por todo o século XIX, diferentes tipos de ferro foram utilizados na arquitetura. Seria coerente dizer que teriam existido arquiteturas dos ferros, elegendo-se a técnica como característica essencial. Teria existido assim uma arquitetura do ferro fundido, caracterizada pelas colunas neste material e que chegaram a simbolizar a arquitetura do século XIX. A técnica do ferro fundido, permitindo a reprodução de elementos decorativos de qualquer estilo em voga, foi acolhida sem reservas em todo o século. 

À exceção dos grandes pavilhões de exposição, todos os tipos de edifícios fabricados em ferro para a Europa,foram também para a América Latina.

 

Clique e surpreenda-se com a beleza da arquitetura de Belém do Pará:

LEGENDA:

 

            ARQUITETURA BARROCA                              ARQUITETURA DE FERRO

           

            ARQUITETURA CLÁSSICA                              ARQUITETURA MODERNA

           

            ARQUITETURA ECLÉTICA                             ESPAÇOS URBANOS

                                                                                                             

AB
AC
AE
AF
AM
EU

Segue abaixo galeria de imagens de cada edifício e seu respectivo histórico:

AF1

Mercado Ver o Peso

HISTÓRICO:

O mercado, considerado um dos símbolos da cidade. Existe desde a metade do século XVII, mas só tomou a feição atual no início do século XX. O prédio atual foi construído pelos engenheiros Bento Miranda e Raymundo Vianna. Sua estrutura metálica foi importada dos estados unidos.

O edifício se inscreve num retângulo, cujos ângulos foram abatidos por meio de alinhamentos poligonais, dando lugar em cada canto a quatro torres. São quatro entradas e sua fachada possui mais de oito metros de altura. Sua cobertura principal é de telha tipo Marselha, as torres art noveau foram cobertas com escamas de zinco, sistema vieille-montagne.

A disposição da planta determina lojas abrindo para o exterior e bancas ao longo do retângulo interno. No centro do pavilhão existe um compartimento em forma de octógono, que servia de administração do mercado.

AF2

Mercado de Ferro da Carne

HISTÓRICO:

O mercado de ferro da carne compõe-se de duas construções, uma externa de estilo neoclássico, com dois pavimentos e uma platibanda e outra interna, uma estrutura metálica instalada em 1908.

As obras de instalação da estrutura metálica foram confiadas ao engenheiro Francisco Bolonha, que teve como inspiração a torre Eiffel em paris.  É composto de quatro corpos iguais e autônomos onde se localizam as lojas separadas por duas vias que se cruzam. Dispõe de um pequeno pavilhão e um mirante com uma escada helicoidal. O conjunto faz parte do complexo Ver-o-Peso.

AF3

Coreto da Praça Batista Campos

HISTÓRICO:

O Coreto Central que fica localizado na Praça Batista Campos, inaugurado em 15 de novembro de 1904, na reinauguração da praça. Ele não existia, em seu lugar ficava localizado um chafariz.  De estrutura em ferro, o Coreto, possui escada com seis degraus, que dá acesso à parte interna do monumento, composto de gradis circundantes decorados e pavimento em mosaico. Rodeado por um canteiro ajardinado onde localiza-se, atualmente, a placa em homenagem ao advogado Egydio Sales, que atuou na defesa e preservação da praça. O Coreto Central possui ainda planta de 12 lados e é composto por 24 colunas de ferro, das quais seguem 12 vigas arqueadas, formando o amparo da cobertura, feita de madeira recoberta de um preparo especial de tela de alcatrão e zinco. No teto há ainda uma abertura, o lanternim, que permite a ventilação natural, posto no cume um mastro metálico. Nas pontas de cada lado da cobertura há gárgulas metálicas em formato de cisnes, que tem a função de escoamento das águas da chuva.

 

bottom of page